Make your own free website on Tripod.com



Muitos de nós conhecem os gnomos apenas como personagens dos contos infantis, nem imaginando que eles são muito mais do que uma imaginação, mas uma realidade pouco conhecida.

Sua existência esta presente na cultura de muitos países, e sua presença já foi confirmada por muitas pessoas. Houve um tempo que seu contato com os seres humanos era mais freqüente, mas com as agressões ao meio ambiente e as ganâncias humanas, eles se afastaram para esconderijos nas florestas, muitas vezes subterrâneos, em lugares de difícil acesso, para preservar a sua paz e a sua identidade.

Não devemos confundir os gnomos com os espíritos da natureza, tais como duendes, elfos, fadas, etc., que não são físicos e que vamos conhecer melhor no próximo mistério da Chave Mágica. Aguardem...

Vamos conhecer um pouco mais sobre os nossos amigos gnomos:
- Eles tem um corpo como o nosso, de carne e osso, com uma altura aproximada de 15 cm e proporcionalmente aos humanos são 7 vezes mais fortes.
- Existem dois sexos: feminino e masculino.
- A mamãe gnomo tem filhos apenas uma vez na vida, com um período de gestação de 12 meses, e dando à luz sempre gêmeos.
- Eles quase nunca ficam sem o seu chapeú de formato cônico.
- Vivem aproximadamente 400 anos.
- Os sentidos da audição, olfato, visão, paladar e tato são mais desenvolvidos.
- Praticam a melhor religião que existe no mundo, o fundamento do amor.
- São protetores da natureza, e procuram fazer tudo para preservá-la.
- Seu contato com os humanos ocorre muito raramente, mas eles sempre preferem as crianças, não apenas na idade, mas no coração, pois felizmente muitos adultos ainda preservam a sua criança interior.
- Os gnomos estão acordados e em atividade durante a noite e dormindo durante o dia. Quando o sol está nascendo eles estão dizendo: Slizweitz ("Boa Noite" no idioma deles).
- São muito amigos do frio, o que torna a sua presença mais freqüente em lugares montanhosos ou países onde há mais neve e gelo.
- O cogumelo é a sua "árvore" sagrada. Desfrutam de sua sombra, se alimentam de algumas espécies, e dos conhecidos como venenosos fazem remédios para curar feridas e doenças.

Alguns fatos que merecem atenção:

- No ano de 1200 DC, o sueco Frederick Ugarph, encontrou na casa de um pescador na cidade de Nidaros (atualmente Trondheim), Noruega, uma estátua em madeira de um gnomo, com 15 cm de altura com as seguintes palavras:
NISSE - Riktig Storrelse, que significa: "Gnomo, estatura real."
A estátua foi analisada por exames radiográficos que vieram a comprovar a idade de mais de 2.000 anos e que foi entalhada na raiz de uma árvore já extinta, cuja madeira é incrivelmente resistente.

- A palavra Gnomo está presente em muitos idiomas no mundo: Irlandês, Inglês, Flamengo, Holandês, Alemão, Norueguês, Sueco, Dinamarquês, Polonês, Finlandês, Russo, Servo-croata, Búlgaro, Tcheco, Húngaro e Português.

O livre arbítrio é um direito que temos para acreditar ou não na sua existência, mas a crença é uma posição muito fraca e comodista. Precisamos estar abertos às novas informações, para que através de nossas próprias faculdades possamos comprovar a verdade, sem precisar apenas acreditar em alguém.

Nossa formação infelizmente nos ensina a aprender e comprovar tudo, somente com os 5 sentidos, o que nos limita ao mundo físico. Apesar disso, quase todos nós cremos na existência de um Criador, ou Deus, Alá, Osíris, ou outro nome que tenhamos preferência, mesmo sem nunca tê-lo visto.
Todos os anos são descobertas novas espécies de animais e vegetais, que até então poderiam parecer uma lenda, como os gnomos.

Fonte bibliográfica, que recomendamos de todo coração:

- GNOMOS : Wil Huygen e Rien Poortvliet - Ed. Siciliano
- O LIVRO SECRETO DOS GNOMOS : Wil Huygen e Rien Poortvliet - Ed. Siciliano
- A HISTÓRIA DOS GNOMOS : Molinero


 
 

| HOME | ORIGAMI | PRISMA | ERA UMA VEZ... | AMIZADES 
| ORÁCULO | HOT-LINKS | NOSSAS FOTOS | FILMESESCREVA PARA NÓS 

©1997-2001, Chave Mágica
by Leandro Amaral e Ricardo Namur
Ilustrações em aquarela: Sérgio Ramos