Make your own free website on Tripod.com


CAABA E A PEDRA NEGRA

Na península da Arábia, a 64 km do Mar Vermelho, vamos encontrar a cidade de Meca, terra natal do profeta Maomé, onde está localizada a Caaba.
A palavra Caaba significa 'construção quadrada'. A estrutura tem 12 m de comprimento, 10 m de largura e 15 m de altura, está sobre uma plataforma e coberta por uma colcha de brocado preto, bordada a ouro com versos do Corão sagrado.
A construção, feita de pedra cinzenta e mármore, está orientada de tal forma que os quatro cantos correspondem aos pontos cardeais da bússola.
A iluminação dentro da Caaba é feita por candeeiros suspensos de prata e ouro, que criam um ambiente sagrado para a Pedra Negra.

As origens da Pedra mantêm-se obscuras pelo misto de lenda e de santidade que lhe foi conferida por Maomé. Ela tem forma oval com aproximadamente 18 cm de diâmetro, foi quebrada no século VII, e hoje sua forma está restaurada graças a uma montagem de prata.
Os peregrinos devem contornar e beijar sete vezes, antes de completarem a peregrinação a Meca.

Os geólogos acreditam que a sua origem é meteórica, mas de acordo com a tradição ela veio do Céu, caiu no Jardim do Paraíso e foi oferecida a Adão depois de Deus o ter expulso do Paraíso para absolver os seus pecados. A lenda conta que a pedra era inicialmente branca, tendo-se tornado preta por ter vindo a acumular os pecados dos homens.

Segundo a tradição, a Pedra foi dada a Abraão pelo anjo Gabriel.
Aproximadamente no segundo milênio antes de Cristo, Abraão deixou sua família na cidade de Ur, na Mesopotâmia, e foi viver na Palestina. Como sua idosa esposa parecia ser estéril, a pedido dela, Abraão casou-se com uma escrava chamada Agar, que lhe deu um filho, Ismael.
Alguns anos depois Sara deu à luz um filho, Isaac. Como esse nascimento causou discórdia entre as duas mulheres, Abraão levou Agar e Ismael para o vale de Meca, uma região desértica, deixando-os com provisões, e voltou para Sara.
Já quase sem água, Ismael arrastou o calcanhar na areia e viu brotar uma fonte de águas limpas e frescas. A fonte tornou-se o poço Zem-Zem.
Quando Abraão foi visitar Agar, resolveu junto com Ismael, construir próximo ao poço, um santuário, com a Pedra Negra incrustada em sua parede.

A água atraiu viajantes que levavam mercadorias do sul da Arábia para os bazares da Síria e Babilônia, fazendo o comércio prosperar; e a Caaba trouxe multidões de crentes que vinham a Meca fazer suas preces. Com o passar dos anos esse local, hoje a Caaba, se tornou o lugar mais sagrado do Islamismo.

Muitas histórias atestam o poder mágico da Pedra Negra. Numa delas o guerreiro Abaha jurara destruir a Caaba pagã. Mas quando chegou com o seu exército às portas de Meca, o elefante que o transportava pôs-se de joelhos e recusou-se a transportá-lo para o interior da cidade. A seguir a isto, bandos de pássaros arremessaram pedras contra as suas tropas com implacável certeza, o que levou o guerreiro e seus soldados a desistirem do ataque.

 

Fonte bibliográfica:

Atlas do Extraordinário - Lugares Misteriosos
História em Revista - A Marcha do Islã


 


 

| HOME | ORIGAMI | PRISMA | ERA UMA VEZ... | AMIZADES 
| ORÁCULO | HOT-LINKS | NOSSAS FOTOS | FILMESESCREVA PARA NÓS 

©1997-2001, Chave Mágica
by Leandro Amaral e Ricardo Namur
Ilustrações em aquarela: Sérgio Ramos